Salário dos servidores públicos não será reajustado em 2022


Compartilhar icone facebook icone twitter icone whatsapp icone linkedin icone email

O Governo Federal anunciou na última semana que a proposta de Orçamento para 2022 não prevê mais o reajuste de salário para os servidores públicos.

Em entrevista coletiva, o secretário especial de Fazenda, Bruno Funchal, anunciou que um aumento salarial não cabe no Orçamento federal. “Não tem previsão de reajuste. O Orçamento já está muito apertado. Tendo alguma mudança por conta da discussão do precatório, vão ser definidas as prioridades do Orçamento.”

Vale ressaltar que os servidores civis tiveram congelamento dos reajustes durante dois anos, como uma medida de enfrentamento e para auxiliar na redução de gastos públicos no combate à pandemia da Covid-19.

Ano de concursos?

Por outro lado, após três anos sem provas, é possível que enfim haja a realização de concurso público.

O governo ainda não realizou nenhum exame até o momento, mas estudos da Secretaria de Gestão indicam que há defasagem em órgãos públicos e novas contratações são necessárias.

O secretário afirmou que deverão ser realizadas provas para entrada em agências reguladoras e órgãos como o Ministério da Educação, inclusive institutos e universidades federais.

« Voltar