Prova de vida digital do INSS é estendida aos servidores públicos


Compartilhar icone facebook icone twitter icone whatsapp icone linkedin icone email

Servidores públicos poderão realizar prova de vida de maneira digital. Isso porque, o Governo Federal informou que a prova de vida digital para servidores públicos segurados do Poder Executivo Federal e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social está disponível.

No entanto, a possibilidade apenas acoberta os beneficiários que têm biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esses não precisarão mais se deslocar até uma agência bancária para comprovar a situação de maneira presencial.

São contemplados com a comprovação de prova de vida digital cerca de 700 mil aposentados desse grupo.

De acordo com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, a prova de vida digital é essencial pois “garante maior segurança, rapidez e praticidade no atendimento a este público”.

A comprovação digital dos dados é feita por meio da validação facial no aplicativo SouGov.br. E, para além de acompanhar a situação da prova de vida e obter o comprovante, o aposentado ou aposentada pode receber notificações para lembrar do prazo de realização de uma nova comprovação.

O serviço pode ser acessado por meio do aplicativo SouGov.br, canal exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados. O novo app substitui o aplicativo Sigepe Mobile.

 

« Voltar