Governo Federal pretende contratar mais servidores públicos em 2022


Compartilhar icone facebook icone twitter icone whatsapp icone linkedin icone email

O Governo Federal declarou que já está no planejamento do próximo ano a intenção de contratar mais servidores públicos.  A ação será possível pois o projeto de Orçamento do próximo ano prevê a admissão de aproximadamente 70 mil novos colaboradores.

Se compararmos com a contratação deste ano, o número é expressivamente maior. Em 2021, a previsão de contratação foi de, no máximo, 51 mil servidores até dezembro.

De acordo com o Ministério da Economia, a despesa com pessoal em 2022 em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) será a menor do que nos anos anteriores.

O Ministério da Economia ainda ressaltou que o orçamento é autorizativo, não vinculado o Governo Federal a obrigação de gerenciar esse gasto. O órgão também declarou que a aplicação deste recurso pode ser interrompida caso ocorra um eventual contingenciamento de recursos.

Confira, abaixo, alguns concursos federais já previstos para 2022:

CGU
O concurso CGU está autorizado e com edital confirmado para 2021. As provas, por sua vez, serão realizadas em fevereiro de 2022 (servidor público).


TCU
O concurso TCU ainda não tem previsão para publicação do edital. Mas está no gatilho para acontecer no próximo ano.

ICMBio
O concurso ICMBio já teve o processo de escolha da banca iniciado e em breve devemos ter novas informações sobre o concurso.

INSS
De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, o concurso INSS está previsto no Orçamento para 2022.

O concurso é um dos mais aguardados e a previsão é de que o edital ofereça 7.575 vagas.

« Voltar